1462 dias para atualizar o LHC
- Part 4
- 29 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

Imagine você em uma equipe, tendo que inspecionar e retirar 9.000 cabos, sendo que cada um tem em média 50 metros de comprimento que vai de edifícios até a uma máquina que está debaixo da terra. Sim. Este e o trabalho que está em execução pela equipe de 60 engenheiros liderados por Sébastien Evrard.
Todo esse trabalho é necessário para atualizar o LHC (Large Hadron Collider, ou em português,Grande Colisor de Hádrons), e tem o espaço de 4 anos para ser concluído. Mas segundo o chefe Evrard, esse trabalho deve ser feito em meses. Ele explica que a equipe ja identificou 3.000 dos 9.000 cabos e já desligou 2.700 deles, isso aconteceu na pausa técnica do LHC, que é no inverno e dura 2 meses.
Esse enorme esforço pode ter algumas complicações, já que não tem espaço para os novos cabos. Evrard comenta: " Em um mundo ideal, gostaríamos de remover todos os antigos cabos antes de instalar os novos, mas não foi isso que aconteceu." Esse é o motivo pelo qual a esquipe deve remover todos os 9.000 cabos no espaço de 4 anos utilizando apenas as pausas do LHC que acontecem apenas no inverno.
E você achando ruim quando o fio dos seus fones embolam e seu windows demora para atualizar.
Fontes: Motherboard, Publico