Cientistas inventam particulas que permitem viver sem precisar respirar
Pode parecer loucura ou história de ficção mas isso é algo real, pesquisadores da Boston Children's Hospital criaram micropartículas que, quando injetadas diretamente na corrente sanguínea, oxigenam rapidamente o corpo, assim, você não precisaria respirar mais. Algo assim poderia salvar muitas vidas.
Mas não pense que com algumas injeções disso você nunca mais vai precisar respirar, essa invenção permite que a pessoa que foi injetada com eles sobreviva de 15 a 30 minutos sem maiores problemas respiratórios, esse tempo numa mesa de cirurgia pode ser a diferença de um paciente vivo e um paciênte morto, já que os riscos de parada cardíaca ou lesões cerebrais seriam mínimas.
Essa miropartícula é nada menos que gás oxigênio dentro de uma "bolsa" de lipídios, uma dose dessas partículas chega a ter de três a quatro vezes mais oxigênio que os glóbulos vermelhos de nosso próprio corpo. Essa solução foi testada em animais com falha pulmonar em níveis críticos, e quando foi injetado uma dose do líquido, o nível de oxigênio no sangue dos pacientes se tornou normal, garantindo alguns minutos a mais de vida.
John Kheir, médico no departamento de cardiologia no Boston Children's Hospital, diz ter tido essa ideia quando estava tratando uma garotinha em 2006. Ela estava sofrendo de hemorragia pulmonar causada por uma pneumonia, essa garotinha morreu antes que a equipe médica pudesse fazer uso de um bypass cardiopulmonar.
Agora imagine tudo que poderá ser feito com o avanço dessa tecnologia, os conceitos de exploração subaquatica ou o possivel início da exploração espacial, as possibilidades são infinitas para a raça humana.