Hiperloop, o transporte do futuro
O futuro dos transportes pode estar nas mãos do Hyperloop. O Hyperloop seria um transporte de alta velocidade idealizado pelo empreendedor Elon Musk. O sistema consiste em uma "cápsula" que se move em um tubo de baixa pressão, onde corre um fluxo constante de ar pressurizado, segundo o desenvolvedor, ele pode chegar a velocidades de 1200 Km/h.
A ideia conceitual foi lançada em 2013, e foi feito um esquema em que ele iria se deslocar de Los Angeles até São Francisco, foi estimado que essa rota seria feita em 35 minutos, ou seja, cerca de 560 km percorridos a 970 km/h, com velocidade máxima de 1200 km/h. A estimativa de gastos era de 6 bilhões de dólares para uma versão de passageiros, e 7,5 bilhões para transporte de passageiros e veículos, mas foi muito questionado se esse sistema conseguiria ser construído com essa quantia de dinheiro.
Para o desenvolvimento dessa tecnologia, o projeto foi totalmente aberto ao publico, incentivando que novas ideias sejam compartilhadas para que consigam tirar ele do papel. Assim, muitas companhias foram formadas e muitos grupos se reuniram afim de concluir esse projeto.
Em termos de transporte de alta velocidade, as maiores dificuldades se deviam em controlar a resistência do ar e o atrito, duas grandezas que se tornavam bem substanciais quando altas velocidades eram atingidas. Esses obstáculos seriam, teoricamente, eliminados utilizando levitação magnética e tubos a vácuo, permitindo que velocidades extremamente altas sejam atingidas e mantidas. Porém no Hyperloop não seria utilizado a levitação magnética, ele se manteria no ar através de uma camada de ar providenciada por "Air-Casters", permitindo atingir velocidades que rodas não aguentariam. Seriam colocados motores de indução linear ao longo do tubo para acelerar e desacelerar a cápsula. Seria instalado também uma hélice interna e um compressor de ar no nariz da cápsula, que faria a alta pressão do ar ir da parte da frente para a parte de trás, resolvendo os problemas de pressão gerada no tubo pela cápsula que poderia desacelerar o veículo.
Além de tudo isso, o sistema seria auto-suficiente, placas solares instaladas produziriam a energia necessária para o funcionamento.
Disseram que até 2018 o Hyperloop irá entrar em funcionamento. A construção de um Hyperloop na Europa foi confirmado, ele fará uma rota de Viena a Budapeste, rota que poderá ser feita em 10 minutos.