O futuro em um piscar de olhos
O Google Glass pode não ter recebido toda glória nem ter satisfeito os usuários, mas a ideia perdurou, agora as empresas estão apostando em uma nova jogada, lentes de contato smart, capazes de realizar tarefas em piscar de olhos ou criar realidades aumentadas. Tudo para facilitar as tarefas cotidianas, e dar um gostinho de Sci-Fy na vida.
A Sony firmou uma patente para lentes de contato Smart, que permitiriam que fosse assistido e gravado vídeos. Essas lentes usariam uma tecnologia sem fio, que conectaria as lentes a um smartphone. Os usuários seriam capazes de inserir comandos através de movimentos da pálpebra, ou seja, piscar de olhos. As lentes seriam capazes de distinguir entre piscadas conscientes e inconscientes através da diferença na duração delas.
A patente da Sony menciona a capacidade de ajustar zoom, foco e outras funcionalidades de uma câmera de smartphone. Elas teriam uma memória interna própria, isso permitiria que você assistisse a gravações simplesmente fechando os olhos.
A aplicação da patente ainda precisa ser revisada, então não é nada garantido, até mesmo porque não foi atestado que tal tecnologia exista ainda.
Esse novo ramo da tecnologia está alimentando mais ainda a concorrência entre as empresas de tecnologia. A Samsung estaria contruindo uma suposta lente de realidade aumentada, também conectada a um smartphone. A Google divulgou algo parecido, porém a ideia inicial deles seria de uma lente inteligente capaz de medir os nveis de glicose no usuário, e quem sabe até ministrar doses de insulina.