Material Sintético Purifica o Ar com Luz Solar
Um novo material sintético foi desenvolvido e se mostra capaz de realizar a fotossíntese, removendo dióxido de carbono da atmosfera e produzindo combustível solar.
Foi publicado um estudo no Journal of Materials Chemistry A, que discutia a possibilidade de criar uma substância organometálica, reunindo titânio (metal) e N-alquilo-2-amino tereftalato (molécula orgânica). Os pesquisadores conseguiram fazer com que a substância reagisse a luz azul.
A substância organometálica converte dióxido de carbono em duas formas reduzidas de carbono, que podem ser usadas como fonte de combustível. Mas por enquanto a quantidade convertida não é tão considerável, após criarem o material, eles buscam uma forma de aumentar a quantidade de dióxido de carbono purificado e possivelmente produzir mais combustível permitindo que o material utilize outras frequências de luz, e não apenas azul.
A ideia principal, é construir grandes "postos de purificação" próximo a fábricas ou usinas, fazendo com que grandes quantidades de dióxido de carbono fosse absorvida e devolvida na forma de energia para as mesmas. Mas essa é apenas a ideia inicial, completando esse feito as possibilidades da aplicação desse material podem ser infinitas.
O desenvolvimento de um material fotossintetizante não é novidade, mas terem desenvolvido com materiais tão comuns é o que impulsiona a pesquisa para frente.