ESA Promete Missões Espaciais
- Parte 6
- 8 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Alguma vez você já olhou para alguma imagem em livro, revista ou internet do espaço e ficou imaginando em tudo que pode existir lá fora? Ou até mesmo você já perdeu algum tempo olhando para as estrelas e tentando entender só um pouco sobre elas, sobre sua grandeza, seus mistérios? E nesse meio tempo se sentia limitado, visto que estamos muito cedo para explorar o espaço?

Pois então se alegre, você pode até não ir ao espaço, mas a ESA (European Space Agency), agência espacial europeia tem planos para 3 potenciais missões ao espaço. De alguns meses para cá eles tem buscado financiamentos e pessoal para essas missões.
Elas são chamadas ARIEL, THOR e XIPE. Estão em seus planos estudar exoplanetas (planetas fora do sistema solar que orbitam uma estrela), estudar a física do plasma espacial (grande exemplo é como acontece a interação do sol com a Terra) e emissões de raios-X.
A ESA vai selecionar uma dessas três missões novembro desse ano para um lançamento estimado ao ano de 2025. Os grupos das 3 missões já se anunciaram pela ESA em junho de 2015 como "prontos" e agora, em 3 de julho de 2017 se apresentarão à comunidade científica em Paris. Os três já passaram pela fase de "Assessment" (teste para verificar suas qualificações e competências) mas apenas um irá para a fase de "Definição".
A missão ARIEL (Atmospheric Remote-Sensing Infrared Exoplanet Large-survey) tem como objetivo estudar a atmosfera de 500 exoplanetas de estrelas próximas.

A missão THOR (Turbulence Heating ObserveR) que terá como foco o estudo do plasma espacial. Nela eles orbitarão a Terra e observarão a interação do vento solar e o campo magnético da Terra.

E a missão XIPE (X-ray Imaging Polarimetry Explorer) estudará as emissões de raios-X no espaço, desde emissão por meios de supernovas até radiação de buracos negros. O foco é descobrir como a matéria se comportará nessas condições extremas.

Mas não se iludam, ESA tem muito mais para oferecer, em 2018 lançará o "Solar Orbiter" para estudar a superfície do Sol. em 2020 teremos o lançamento de Euclid, para uma tentativa de mapear a matéria negra e a energia negra. E também teremos Plato em 2024 procurando por planetas rochosos habitáveis em planetas com estrelas parecidas com o Sol.
