Farpoint, o novo jogo da Sony para VR
A Sony lançou um game acompanhando as trends do momento, Farpoint.
Farpoint é um jogo de tiro em primeira pessoa para o PS VR (a plataforma de realidade virtual do Playstation), nisso ai eles foram tanto corajosos quanto revolucionários, nos jogos de PC dedicados ao VR, ainda não tínhamos visto algo que respondesse de maneira rápida e precisa suficiente para um jogo de tiro, inúmeras falhas eram observadas, como o posicionamento do personagem não acompanhar a movimentação do jogador, a mira não ser tão precisa, e até mesmo os controles que não se faziam "amigáveis" o bastante.
Mas nossa preocupação não era tanta assim, a Sony tem um histórico de qualidade em seus projetos, e quando a tecnologia VR foi lançada ao público, ela abertamente trouxe ela para seu lado e divulgou o desenvolvimento e aplicação dessa tecnologia em seus consoles futuros.
Ela trouxe o jogo Farpoint, esse jogo vem com um acessório especial o Aim Controller, ele possui uma estética bem interessante, e o jogo responde a ele de uma forma absurda. Ele possui todos os botões de um controle normal, ou seja, dois analógicos, direcionais, 4 botões de interação, SHARE, OPTIONS além do L1, L2, R1 que fica próximo ao gatilho (parecendo uma trava de segurança de uma arma de fogo) e o R2 que é o próprio gatilho, isso além da esfera de percepção, responsável por captar e trasnmitir a movimentação.
No geral a única falha que podemos perceber é o leve desbalanceamento do sensor, as vezes sua arma no jogo fica direcionada levemente fora do Aim Controller, além da câmera manter uma movimentação também sútil quando você fica um tempo ocioso no jogo, por mais que você fique completamente estável. Mas são falhas bem pequenas que apenas aqueles com olhar senso crítico se sentiriam afetados.
O começo do jogo pode ser um pouco parado, visto que você tem que aprender a movimentação e a utilizar esse novo equipamento, sendo que você anda com o analógico. Você pode usar o analógico para fazer as curvas de maneira mais rápida, ou virar usando a posição do seu Aim Controller para curvas mais leves e lentas o que proporciona uma melhor experiência no jogo.
Um dos pontos negativos que podem impactar a Sony seria o controle, seu design mostra que ele é especificamente uma arma de duas mãos, não dando muitas alternativas para os desenvolvedores do jogo, apensar de que eles exploraram muito bem o que tinham que explorar, e tiveram a consciência de colocar apenas armas de duas mãos no jogo, como rifles de assalto, escopetas e metralhadoras. O que pode ser um pouco desanimador para os jogadores seria que não tem um sistema de mira onde aproximando o controle e "olhando" através da mira melhorasse a estabilidade da arma ou o alcance da visão, por enquanto temos que nos contentar com Hipfire (atirar sem olhar na mira) e com um botão auxiliar para mira.
A Sony, desenvolvendo esse jogo, foi bem inteligente, alguns podem achar que foi uma decisão preguiçosa, mas pra mim foi genial. O jogo te encoraja a jogar sempre olhando para frente, ele nunca te obriga a tentar olhar pra trás, e em muito momentos, quando você olha para trás, você terá sua visão bloqueada, tanto por um objeto, ou uma parede. Isso mantém os jogadores dentro da área de captação da câmera. Algo que mostra muito bem isso é o fato dos inimigos sempre aparecerem pela frente ou pelos lados, nunca por trás.
O jogo em si é bom, tem gráficos bonitos, resposta dos controles é boa, a dificuldade do jogo após as primeiras 1 hora, aproximadamente, é desafiadora, mas não impossível. E tem também modo multiplayer, o que é um grande ponto considerado por muitos jogadores. Ele está a venda agora, por cerca de 80 dólares. Então se você ficou curioso, compensa juntar um dinheiro para comprá-lo.