top of page

Facebook Treina IA na Arte da Negociação

Pesquisadores do Facebook ensinaram a arte da negociação para bots, tão bem que muitos nem percebiam que estavam negociando com uma interface artificial.


O time da FAIR (Facebook Artificial Intelligence Research) usou técnicas de aprendizado de máquina para "treinar" agentes de diálogo a conversar com humanos e negociar.

A companhia disse em um blog sobre como é difícil construir máquinas que conseguem manter uma conversa com pessoas, pois isso requere um combinação de compreensão de linguagem e conhecimento do mundo, e então produzir uma nova frase que ajude o bot a alcançar seu objetivo.


Para o estudo, eles reuniram 5808 diálogos entre humanos em negociações e exploraram dois métodos para melhorar as habilidades de conversação do bot, o "self play" e o "dialogue rollout"

No Self play eles colocam os bots para praticarem negociações entre si, mas isso tem uma falha, eles tem a tendência de criarem sua própria linguagem não-humana.

E no Dialogue Rollouts os agentes simulam diálogos completos através de planejamento e previsões de como uma conversa deve proceder.

Assim, os chatbots criaram entre si um modelo mental em suas interlocuções para "pensar adiante" ou antecipar as direções que uma conversa pode tomar, assim eles podem evitar conversas não informativas, confusas e frustrantes.


Alguns modelos de planejamento já são implementados em IA de videogames, mas nenhum vai tão longe, dado a quantidade de variações que uma conversa pode levar. O Facebook tem trabalhado nos cahtbots já faz algum tempo, mas só agora que começaram a receber resultados reais. Onde os bots tem se mostrado egoístas em relação ao seu objetivo e até mesmo usando blefes para levar a conversa ao ponto que precisavam.

Um dos pesquisadores disse que pegaram um dos modelos fingindo ter interesse em algo sem valor para assim poder negociar ela mais tarde. Disse também que a arte de enganar é algo que nós seres humanos aprendemos muito tarde e dependendo da forma que fazemos não é efetiva, mas seus agentes programados já sabem enganar sem nenhum remorso focando somente em seu objetivo final.

O mais interessante é o que método de blefe ou de enganar não foi programado nos bots, é um método que a própria inteligência artificia encontrou para resolver seus problemas de forma fácil. Ou seja, a inteligência artificial aprendeu a enganar, mas não é o que você está imaginando, ela ainda não está pronta para dominar o mundo. Mas isso mostra que a máquina é capaz de aprender sozinha características humanas.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page