Turquia tira o evolucionismo do currículos das escolas
A grade curricular das escolas infantis da Turquia sofrerá grande mudança, segundo anúncio dos oficias de educação, as crianças vão parar de aprender sobre evolução e seleção natural, isso se dá ao fato de ser considerado um assunto muito complicado e gera muita controvérsia para as mentes das crianças.
Alparslan Durmus, diretor de educação da Turquia diz que estão levaram em consideração o fato de que se os estudantes não tiverem conhecimento nem construção para compreender as premissas e as hipóteses ou se elas não tiverem conhecimento específico de um ramo da ciência, eles serão incapazes de entender algumas situações controvérsias e até mesmo paradoxais dessas teorias.
Um famoso biólogo evolucionista turco, Richard Dawkins, não aceitou. Ele diz que como muitos cientistas turcos concordam, evolução é um fato, não uma teoria. Diz também que gostaria de dar aos turcos apoiadores dessa política de educação ridícula os parabéns por eles assumirem que são cínicos manipuladores políticos, mas ele teme que eles sejam simplesmente estúpidos.
49% dos mulçumanos da Turquia acreditam que os humanos se mantém os mesmos desde o início dos tempos, de acordo com uma pesquisa sobre vida pública e religião. Mas em contraste cerca de 62% das pessoas dos EUA acreditam na evolução.
Desde a fundação da República da Turquia em 1923, o país tem orgulhosamente adotado uma reputação de ser secular. Mas nos últimos anos que a Turquia esteve sob o poder do Presidente Erdogan, muitos comentaristas reclamaram que o país está saindo aos poucos de sua fundação secular e entrando na teocracia conservativa.
"Dizer que evolução é "muito complicada" é um absurdo aos estudantes e professores da Turquia", diz Robyn Blummer, presidente e CEO do Centro de Inquérito. Diz também que após alguns trabalhos que foram realizados com professores de ensino fundamental viram que os estudantes conseguem compreender os princípios da evolução, e também, aprender sobre seleção natural, um processo que controla a diversidade de toda a vida da Terra fascina e inspira os estudantes. Dessa forma como que o governo pode considerar tirar isso dos estudantes.