Lobos podem ser amigáveis, mas não domésticos
Os lobos, quando criados desde filhotes como cães, apresentam uma certa afeição com os humanos. Mas tudo para por ai, eles mantém sua tendência selvagem e nunca podem ser totalmente domesticados.
Em pesquisas realizadas recentemente sobre as similaridades de um cachorro doméstico e um lobo. E muitas coisas em comum foram encontradas, mas o mais importante foi que a maior diferença deles também foi provada.
Tanto os cães quanto os lobos desenvolvem o olfato com 2 semanas de vida, audição às 4 semanas e visão com 6 semanas, aproximadamente. Mas essas duas subespécies entram em "período de socialização" em momentos diferentes, eles começam e explorar o mundo sem medo durante esse período, e tudo que acontece nesse começo influencia na forma que ele viverá em seus próximos anos, visto que usando seus sentidos ele distinguirá tudo que for familiar e seguro.
Conforme esse período passa, seu medo aumenta e sua vontade de explorar diminui. Para um cachorro e um lobo, esse período de exploração dura cerca de 4 semanas. Mas o que difere é quando esse período começa, os lobos começam esse período com 2 semanas de vida, nesse período eles são totalmente cegos e surdos, confiando em seu olfato para distinguir o bom do mal; isso só acontece com os cães a partir das 4 semanas de vida.
Ou seja, durante esse período um filhote de lobo teria que ficar em contato com o mundo humano quase 24 horas por dia, para se tornar habituado a situação. E foi isso que os pesquisadores fizeram. Eles pegaram 10 lobos cinzentos (sete fêmeas e três machos), afastaram eles de suas mães após uma semana de vida e criaram eles em suas casas, onde socializariam 24 horas por dia. Eles mantiveram contato com o meio urbano, caminharam com coleiras e foram expostos a humanos e animais diferentes em uma rotina diária. Após alguns meses de criação pelos humanos eles foram introduzidos de volta para a matilha que foram retirados do parque animal.
Os lobos que foram criados nesse processo interagiam de maneira diferente com os seres humanos, eles foram testados sobre como eles reagiriam com a pessoa que o adotou, com os familiares de quem o adotou, pessoas próximas, e completos estranhos.
No teste eles estariam em um lugar e pessoas apareceriam para eles. Os lobos que foram criados por humanos se aproximavam de todas as pessoas, o que sugere que eles ganharam uma certa confiança nos seres humanos e mais importante, eles lembraram dela. Mas ao contrário dos cães eles se cansavam da presença dos seres humanos e não ficavam muito tempo próximos, logo voltavam para perto da matilha ou iam para outro lugar. Pelo visto nós conseguimos fazer os lobos se "acostumarem" aos humanos, mas não conseguimos domesticar eles.