top of page

Torre purificadora transforma poluição em joias

O designer e empresário holandês Daan Roosengaarde, enquanto olhava pela janela de seu quarto de hotel no 32º andar em Pequim, teve um momento de clareza, a capital chinesa ser um dos maiores centros poluentes é um fato, mas algo ainda pode ser feito para mudar isso.


Dois anos depois de ter essa ideia, ele retorna para Pequim para testar seu novo projeto, o Smog Free Tower, que foi desenvolvido em colaboração com o pesquisador Bob Ursem da Delft University of Technology. O que acontece é o seguinte, essa "torre" não simplesmente age como um purificador de ar gigante, mas ele também transforma a fumaça (poluição) em joias.


A torre tem uma altura de 7 metros, e é dito que ela é capaz de remover partículas poluentes de 30.000 metros cúbicos de ar por hora, usando nada mais do que 1.400 watts de eletricidade, o mesmo tanto que uma chaleira elétrica usaria para ferver água. Seu funcionamento básico é que ele trabalha ionizando as partículas do ar, que são atraídas pelo eletrodo central.


Uma vez dentro da torre, essas particular são colocadas sob uma alta pressão por cerca de 30 minutos e então fixados em resina, que acaba criando a joia. Processo parecido com a compressão de milhares de anos que o carbono sofre para criar diamantes.


De acordo com o Estúdio Roosengard, a Smog Free Tower, é capaz de remover as partículas poluentes e deixar o ar da cidade 75% mais pura, o que protege a saúde dos locais, e ajuda aos turistas a aproveitar melhor a vista.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page