top of page

Eva Ekeblad a mulher que fez a vodka possível

A vida é feita de momentos bons e ruins, e hoje é dia de celebração, pois muitos momentos bons não seriam possíveis sem ela. Condessa Eva Ekeblad, uma cientista e agrônoma sueca completa hoje seu 293º ano de nascimento, infelizmente ela não tem um nome muito forte na história, mas ela foi a primeira a fazer farinha e álcool a partir de batatas. Exatamente, vodka existe graças a ela.


Sua pesquisa fez com que as batatas se tornassem muito populares na Suécia. Naquela época como o álcool era feito exclusivamente de grãos, a introdução do tubérculo como uma nova fonte levou à população uma grande mudança em seus hábitos alimentares, libertando eles dos grãos. Dessa forma o estoque de trigo, centeio e cevada se voltaram para a produção de pão, o que reduziu a fome que se espalhava pelo país.

Eva tinha apenas 24 anos quando divulgou suas descobertas para a Academia Real de Ciência Sueca. Dois anos depois, em 1748, ela se tornou a primeira mulher a se tornar membro da Academia, apesar de que 3 anos depois ela foi rebaixada para membro honorário, porque ela era uma mulher.

Seu trabalho com as batatas também achou aplicação nos cosméticos, onde ela conseguiu trocar muitos ingredientes "perigosos" da produção dos produtos de beleza, pela farinha de batata.

Enquanto viva, ela foi reconhecida por suas conquistas, então nada mais justo nós lembrarmos seus feitos e comemorarmos sua contribuição para a ciência e às bebidas.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page