Babuino causa blackout na Zambia e escapa da sentença de 25 anos de prisão
Eis o que acontece, um babuíno causou um blackout massivo na Zambia, que atingiu cerca de 50.000 pessoas, mas não será sentenciado, visto que não é humano.
O incidente aconteceu em Livingstone, no domingo de manhã, quando um animal selvagem se enroscou em alguns fios em uma estação de energia de 108-megawatt. O babuino em questão foi eletrocutado pelo acidente, mas de alguma forma sobreviveu, e foi enviado para a ZAWA (Zambia Wildlife Authority's) para tratamento.
O fato foi confirmado pela ZESCO, a maior companhia de energia de Zambia, que é responsável pela estação. Cerca de 28.000 pessoas ficaram sem energia em Livingstone, e mais 22.000 na Western Province. A pane aconteceu aproximadamente às 6:50 da manhã (horário local) e a energia só foi reestabelecida cinco horas depois.
O mais absurdo foi que o porta voz da Zesco, Henry Kapata, disse a uma rádio, Byta FM, que caso o animal fosse humano, ele receberia uma sentença de 25 anos, mas como não era, resolveram relevar e trabalhar mais em sua segurança interna.
Acidentes assim não são novidade, ano passado um primata causou uma pane elétrica por toda Quênia, depois de cair em um transformador.