Int-Ball, o novo drone japonês que é extremamente simpático
A ISS (International Space Station) tem um novo morador, um robô drone flutuante desenhado para documentar experimentos no espaço.
Desenvolvido para JAXA (agencia espacial do Japão) seu nome é Int-Ball, e sua missão é flutuar pela ISS e gravar vídeos e imagens. O robô é controlado remotamente do Centro Espacial de Tsukuba e é capaz de enviar videos em tempo real para a base. Mas também é capaz de trabalhar de maneira autônoma.
Ele é apenas mais uma demonstração do Japão sendo Japão, seu design está conquistando milhares de pessoas pela aparência de um personagem de animação. Ele é construído totalmente usando peças feitas de uma impressora 3D e se formos analisar seu tamanha, ele é um melão voador, com 12 propulsores, que permitem que ele se mova em microgravidade.
O componente mais importante do Int-Ball é seu sensor miniatura de controle de altitude e sua unidade de controle 3-axis, juntos eles são uma pequena caixa com rodas e giroscópios que são usados para manter o robo balanceado e estável. Isso foi montado levando em conta que manter a estabilidade é a prioridade para gravar imagens. Além disso ele possui sensores de inércia e sensores ultra sônicos, que permitem que ele navegue nos corredores apertados da ISS, sem problemas.
O serviço principal do Int-Ball é reduzir o tempo de trabalho dos astronautas, visto que eles perdem cerca de 10% desse tempo documentando suas tarefas com câmeras.
Mas não acaba ai, a ideia é que em missões futuras, esse drone seja capaz de cumprir tarefas mais complicadas e até mesmo trabalhar indepenedntemente, ele seria responsável por exemplo, em checar os suprimentos e garantir que a estação esteja em boa forma.