EUA e sua Parede Verde contra Trump
A decisão de Trump em retirar o EUA do acordo de Paris foi um golpe súbito na nuca de muitos líderes mundiais, cientistas, acadêmicos, empresários e grande parcela da população mundial. Apesar dos Republicanos terem admitido essa decisão, os Democratas ainda se encontram na oposição.
Governadores de 3 estados americanos - Jerry Brown da Califórnia, Andrew Cuomo de New York e Jay Inslee de Washington - se mantiveram fieis à economia de baixo carbono e os estados em questão, tem tido um crescimento notável no setor de energia renovável nas últimas duas décadas.
Tendo isso em vista, é totalmente previsível esses três poderosos políticos anunciarem a formação do US Climate Alliance (Aliança Climática dos Estados Unidos), essa coligação usará os mesmo ideais do acordo de Paris e continuará no corte da emissão de gases tóxicos.
Governador Brown, com sua fama de crítico à administração de Trump, falou de maneira brusca e sem censura sobre a forma que o atual Presidente zomba da mudança climática, dizendo que é apenas uma grande farsa colocada na mente das pessoas pela internet. Sendo exatamente o oposto da opinião da comunidade científica e da população mundial. Ele diz também que ir contra a realidade não é uma boa estratégia, e se o presidente for um desertor nessa jornada da humanidade, a Califórnia e outros estados irão seguir em frente sem ele.
A aliança se comprometeu em buscar a redução das emissões de gases em 26 a 28%, algo que vai além do objetivo do Clean Power Plan, projeto começado pelo Obama, mas que não teve continuidade por falta de incentivo federal.
Washington, Califórinia e New York são, junto, responsáveis por 10% da emissão de gases totais dos EUA, mais do que muitos países, então essas medidas terão grande impacto a longo prazo. É esperado que esses três estados encorajem outros estados pelo país a participar da aliança, mas um dos fatores principais, é sobre a dependência dos combustíveis fósseis na economia de cada estado, como por exemplo, Oklahoma e Texas, estados esses que não tem como se juntar à aliança sem por em risco sua principal fonte de renda no mercado.
A costa oeste esta firme na política climática, uma carta assinada por 18 congressistas da Califórnia, Oregaon e Washington diz que eles continuarão a construir uma "parede verde" no oeste que manterá a liderança em questões climática nos Estados Unidos.
É constado que a aliança complementa a Under 2 Coalition, um pacto internacional para limitar o aquecimento global, e no total, inclui 170 territórios em seis continentes, que representa mais de 1,18 bilhões de pessoas, 16% da população global e 37% da economia global.